quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Palestra sobre a importância do voto beneficia alunos de escola pública no Tabuleiro

Dezenas de alunos que cursam o Ensino Médio na Escola Estadual Romeu de Avelar, no Tabuleiro dos Martins, participaram na tarde desta terça-feira (18) de uma palestra sobre a importância do voto. Organizado pela equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), o evento faz parte da agenda da Semana do Alistamento Eleitoral, que acontece em todo o país até a próxima sexta-feira (21).
“É preciso que os jovens tenham consciência que fazem parte do processo político e não adianta apenas fazer o alistamento eleitoral e guardar o título na carteira. É preciso participar, fiscalizar e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Democracia é um direito mas também um dever cívico”, alertou Hugo Leonardo Santos, servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) responsável pela palestra.
Além de escutar os servidores da Justiça Eleitoral, inclusive alguns lotados na 54ª Zona – responsável pela parte alta de Maceió, incluindo o Tabuleiro, os estudantes esclareceram dúvidas sobre o processo eleitoral, Lei da Ficha Limpa, leis de combate à corrupção e maneiras de denunciar supostos crimes eleitorais.
Ainda segundo Hugo Leonardo Santos, os jovens não podem ser inertes ao ponto de deixar os políticos corruptos agirem da maneira que quiserem. “É preciso fazer a diferença e não ser apenas mais um na multidão. O voto tem consequências e por isso não troque ou venda o seu direito de escolher um bom político, que realmente possa fazer alguma coisa por sua comunidade, por sua cidade”.
Semana do Alistamento
Desde a última segunda-feira e até a próxima sexta (21), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil participam da segunda Semana do Alistamento Eleitoral. O evento, além de alertar para a importância de tirar o título eleitoral, objetiva diminuir o fluxo de eleitores nos cartórios e centrais de atendimento nos últimos dias que antecedem o fechamento do cadastro (07 de maio).
Os jovens que tem 15 anos e completam 16 até a data da eleição podem procurar os cartórios eleitorais para a emissão do título. Aqueles que tem 17 anos e completam 18 até a data da eleição devem se alistar até o dia 07 de maio, pois a partir dos 18 anos o voto é obrigatório. Basta levar documento oficial com foto e comprovante de residência dos últimos três meses (no caso dos menores, pode ser dos pais ou responsáveis).  
(FGB)
http://www.tre-al.jus.br/noticias-tre-al/2014/Fevereiro/palestra-sobre-a-importancia-do-voto-beneficia-alunos-de-escola-publica-no-tabuleiro

Nenhum comentário: